Transforma a Teoria em Prática Com Estratégias para Comer Melhor
Sabemos que uma alimentação equilibrada e nutritiva é importante para estarmos bem de saúde. E sabemos também que, muitas vezes, pode ser mais um fator de stress na nossa rotina.
Temos a informação do que devemos fazer e comer; que alimentos são mais ou menos nutritivos; os que devíamos comer mais vezes na semana, e os que devemos limitar.
Conhecemos a teoria, mas passar à prática leva tempo ou requer a consistência que não conseguimos manter.
Resumimos cinco estratégias para o ajudar a organizar a sua alimentação e assim manter a consistência de uma alimentação nutritiva.
-
Planeie "o menu" da semana, numa agenda ou numa folha rascunho para que fique pré-definido o que vai cozinhar e comer.
-
Escreva numa lista o que precisa comprar no supermercado, de acordo com o que predefiniu no menu da semana; assim garante que naquela semana nada vai falhar a nível de despensa e frigorífico.
(E claro, vá ao supermercado sempre após uma refeição para que evite as compras por impulso).
-
Prepare os snacks e pequenos-almoços na noite anterior.
Há quem prepare a roupa que vai vestir no dia anterior ou mesmo a mochila da escola. Faça o mesmo com a alimentação.
Trabalha em casa? Prepare na mesma e coloque especificamente num sítio diferente da cozinha!
Faz toda a diferença na hora que tiver fome, pois vai evitar comer "o que não deve"!
-
No seu dia de folga ou no fim de semana, reserve uma hora para cozinhar algumas refeições da semana.
Se não tiver uma hora disponível, comece com o tempo que tem!
Prepare uma sopa; salteie uns legumes; lave a alface e o tomate; tempere a carne ou peixe para dois dias; são exemplos do que pode fazer e é menos uma preocupação para durante a semana!
-
Evite — ou não tenha mesmo — as guloseimas em casa: as bolachas, as batatas-fritas; o queijo; os bolos; os frutos secos salgados.
Não tendo, a tentação será menor.
Deixe isso para os momentos em família ou convívio com amigos; ou mesmo quando vai à pastelaria e quiser acompanhar o café com um pastel de nata.
-
Sugestão extra:
Inclua no seu dia-a-dia alimentos ricos em nutrientes; como as frutas, as hortícolas, os frutos oleaginosos; a carne, o peixe, os ovos; e claro, hidrate-se no decorrer das suas tarefas diárias.
Se não conseguir aplicar já as cinco estratégias, comece pelo que pode; em pequenas atitudes, com aquilo que sabe que vai conseguir manter ao longo das semanas, e vai reparar em melhorias significativas!
Alguma questão disponha!