Desvendando os Caminhos para o Bem-Estar
A endometriose é uma condição que afeta milhões de mulheres por todo o mundo, sendo muitas vezes subestimada ou mal compreendida. Sabemos que lidar com a endometriose é desafiante, pois para além de ser uma condição física, tem impacto significativo na saúde mental das mulheres que a enfrentam.
Sabemos que lidar com a endometriose pode ser desafiante, e é por isso que na Plus Health estamos aqui para ajudar.
A dor crónica, sintomatologia ansiosa e depressiva, são comuns entre as mulheres com o diagnóstico de endometriose. Para além de terem impacto na produtividade laboral, atividades diárias, fertilidade e autoestima, por vezes levam a um sentimento de perda de controlo. A diminuição da energia e vitalidade tem sido considerada um efeito secundário por alguns investigadores, mencionando ainda a privação do sono.
Existe um impacto grande a nível emocional, para além de haver uma maior tendência para experienciar ansiedade, podem surgir sentimentos de impotência, vergonha, raiva e frustração, que por sua vez, aumentam a reação ao stress. Só uma mulher com o diagnóstico desta condição é que sabe pelo que passa. Por vezes, ao haver um elevado nível de perturbação emocional, diminui a regulação emocional.
Um estudo de 2016 concluiu que a severidade da dor pélvica crónica pode aumentar a tendência para maior ansiedade e catastrofização.
Sendo a catastrofização uma falácia lógica/distorção cognitiva de ampliação e minimização, definida como a incapacidade de prever outra coisa senão o pior resultado imaginável, porém improvável, ou considerando uma situação como insuportável ou impossível quando é apenas incómoda.
Mais acrescentar que a experiência da dor é influenciada por uma interação complexa entre variáveis físicas, psicológicas, ambientais e sociais.
A par da fisioterapia pélvica e da nutrição, a intervenção psicológica ajuda a desenvolver estratégias para lidar melhor com a dor. Trabalhar em conjunto na exploração de técnicas de relaxamento, aceitação, compaixão e regulação emocional, que compreendemos como os processos dirigidos a objetivos que influenciam a forma como experienciamos e expressamos a intensidade, tipo e duração da emoção, ajudam a melhorar a sua qualidade de vida e promovem o bem-estar.
Existem várias entidades pelo país, como a Mulherendo, que tem por objetivo principal promover e fomentar o apoio, a reabilitação e/ou recuperação física e psicológica da mulher com esta doença, através da informação e cooperação direta.
Não permita que a endometriose limite a sua vida. Marque já a sua consulta na Plus Health e dê o primeiro passo em direção a uma vida com mais conforto, confiança e bem-estar.